O percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo de São Jorge em Lisboa, do arquiteto João Pedro Falcão de Campos, foi hoje distinguido com o prémio Fomento das Artes e do Desenho (FAD) de Arquitetura 2014.
Corpo do artigo
De acordo com o júri da 56.ª edição do prémio, apresentado em Barcelona (nordeste de Espanha), a obra lisboeta é «capaz de sintetizar as virtudes da reabilitação e da técnica, resulto de um importante trabalho de investigação e de grande sensibilidade».
O trabalho de João Pedro Falcão e Campos integrava uma seleção de 60 obras, escolhida de 381 apresentadas a concurso, que, de acordo com o júri, «se afastam do culto do objeto e servem com rigor o lugar e suas condicionantes».
Em declarações à TSF, João Pedro Falcão de Campos disse estar muito satisfeito com o sucesso da obra, sublinhando que se tratou de um trabalho conjunto.
O prémio FAD de Design de Interiores foi para a casa Entremurs, em Olot (Girona), dos arquitetos Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta. A intervenção no vale Trenzado del Vinalopó, de Elche (Alicante) recebeu o prémio FAD de Paisagismo.
A edição deste ano incluiu, pela primeira vez, uma modalidade internacional, de reconhecimento da arquitetura de qualidade projetada na Península Ibérica e construída em outros lugares do mundo.