Perguntas e respostas sobre o vírus Ébola que já matou quase cinco mil pessoas desde o início deste surto, em fevereiro deste ano.
Corpo do artigo
O que é?
O Ébola é um vírus que foi pela primeira vez identificado em 1976 e provoca febres hemorrágicas. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade situa-se entre os 25 e os 90 por cento.
Como a pessoa é infetada?
A infeção resulta do contacto direto com líquidos orgânicos de doentes - como sangue, urina, fezes, sémen. A transmissão da doença por via sexual pode ocorrer até sete semanas depois da recuperação clínica. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.
Quais os sintomas?
A febre costuma ser o principal sinal, acompanhada de fraqueza e dores musculares, de cabeça e de garganta. Outros sintomas nos tempos seguintes são náuseas, diarreia, feridas na pele, problemas hepáticos e hemorragia interna e externa. Entre a infeção pelo vírus e os primeiros sintomas podem decorrer entre dois e 21 dias.
Como se trata?
Não existe cura nem um tratamento específico para a febre hemorrágica provocada pelo vírus do Ébola. A estes doentes são dados os tratamentos que costumam ser administrados nos cuidados intensivos, com destaque para a hidratação.
Existe uma vacina?
A Organização Mundial de Saúde revelou, no final de outubro, o arranque dos primeiros testes de uma vacina experimental contra o vírus do Ébola. Os reguladores suíços autorizaram o início dos testes - que vão envolver 120 pessoas - desta vacina experimental, desenvolvida pela britânica GlaxoSmithKline (GSK). Até agora, a única vacina existente foi apenas testada em chimpazés.
Quantos surtos existiram até hoje?
O primeiro caso registado remonta a 1976. Desde então registaram-se vários surtos, os maiores em 1995 e 2007, mas nenhum com tantos infetados e países atingidos como o atual, que começou em fevereiro e, até hoje, causou em vários países africanos perto de 5.000 mortos.
Qual o número de vítimas do atual surto?
A 29 de outubro, a Organização Mundial de Saúde informou que foram registados 13.703 casos de vírus do Ébola desde o início da epidemia, o qual já matou 4.922 pessoas.
Quem foi o paciente zero?
Uma criança com dois anos que vivia na Guiné-Conacri foi, segundo o The New England of Medicine, o paciente zero deste surto, tendo morrido em dezembro de 2013.
Quais os países afetados?
Até ao momento registaram-se surtos na Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. Fora de África, a auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero, 44 anos, foi a primeira pessoa a ser contagiada fora de África. Foi internada a 6 de outubro e, após vários tratamentos, foi dada como curada.