À bolina de ventos que estimou superarem os 45 quilómetros por hora, Marco Silva, pescador de 38 anos, venceu a tradicional de Regata de Moliceiros de Aveiro, apesar de ter «partido o mastro quase a meio da competição».
Corpo do artigo
A prova partiu da Torreira e, «cerca de 45 minutos depois», Marco Silva chegava à marina de Aveiro ainda agarrado às cordas que seguravam o que sobrava do mastro, numa demonstração de perícia que exigiu «muito cuidado para ele não partir na totalidade».
Esta foi a quarta vez consecutiva que o pescador venceu a Regata dos Moliceiros, desta feita com um barco emprestado, batizado de S. Salvador, porque vendeu o que possuía para os passeios turísticos na ria de Aveiro.
«Desde pequenito que fazia velas em plástico para andar nas bateiritas», recordou à Lusa o tetracampeão da Regata, referindo-se aos pequenos barcos à vela para transporte de mercadorias e admitindo que velejar «foi sempre uma paixão».
Já na classe B da Regata dos Moliceiros, em que se navega em réplicas de dez metros da embarcação que, por norma, se estende por 15 metros de comprimento, Manuel Valente, técnico de refrigeração comercial e industrial de 60 anos, ficou em primeiro à custa de muita «unha, olho vivo e pé ligeiro».
«Participo em regatas há mais de 20 anos», contou, em entrevista realizada no próprio barco, revelando que «o mais difícil foi ter perícia, porque o vento estava muito forte», pelo que foi essencial utilizar «as velas adequadas».
Manuel Valente explicou ainda que os moliceiros «têm características especiais em que, nestes canais da ria de Aveiro e com os ventos atravessados e em rajadas fortes, há que ter muito cuidado para que eles não se virem», algo bem visível no esforço de todas as tripulações que iam chegando à marina para manter os respetivos mastros à tona.
«Já virei um de patas para o ar por causa de rajadas ainda mais fortes que as de hoje», referiu o técnico de refrigeração, considerando que «tendo a palamenta [conjunto dos objetos indispensáveis ao uso de uma embarcação pequena], as velas e toda a embarcação afinadinha, então é sempre possível chegar em primeiro lugar», concluiu, após chegar a bom porto.
A Regata dos Moliceiros de Aveiro inseriu-se num programa turístico organizado pela autarquia, denominado "Ria de Aveiro Weekend" e prossegue este domingo com uma etapa de exibição dos Moliceiros ao longo da Gafanha da Nazaré e a Costa Nova.