O local é uma das maiores atrações turísticas no sul de Inglaterra pelo círculo de pedras erguidas, mas o interesse dos especialistas está debaixo de terra. Um radar perfurou o solo e, com a ajuda de um 'scanner' a laser, os arqueólogos descobriram segredos com mais de cinco mil anos por baixo de Stonehenge.
Corpo do artigo
Esta descoberta vem confirmar que as pedras alinhadas são parte de um complexo litúrgico muito mais vasto.
As novas tecnologias permitiram agora aos arqueólogos fazer o mapa dos tesouros que estão escondidos debaixo de Stonehenge.
[youtube:4m8Ym9BpOXg]
Foram descobertos, numa área de 12 quilómetros quadrados, 17 novos monumentos, de pequeno e médio porte, e muitos outros restos neolíticos. Por exemplo, um edifico em madeira que os arqueólogos relacionam com rituais funerários e de homenagem aos mortos.
A alta tecnologia detetou dois enormes poços que podem estar relacionados com o solstício de verão: um com o amanhecer desse solstício e outro com o anoitecer.
Fica agora também registado que o chamado muro de Durrington estava rodeado por 60 enormes colunas dentro de uma circunferência com um quilometro e meio.
As imagens divulgadas mostram estruturas circulares, pontos e linhas onde antes existiam construções de madeira, colunas de pedra e valas. Os tesouros agora a descoberto tem uma idade entre 2 mil e 500 a 3 mil anos a.C.