A coreografia "Pets", de Olga Roriz, sobre as facetas «domesticadas e selvagens» dos seres humanos, vai ter estreia dia 7 de Outubro, no Teatro Camões, em Lisboa, pela Companhia Olga Roriz.
Corpo do artigo
Com seleção musical de Olga Roriz e João Raposo, cenografia de Pedro Santiago Cal, figurinos de Olga Roriz e Pedro Santiago Cal e desenho de luz de Cristina Piedade, a coreografia será apresentada em palco nos dias 7 e 8 de Outubro, às 21h00, e no dia 9 de Outubro às 16h00.
Em "Pets", Olga Roriz regressa ao universo psicológico do ser humano como tema de inspiração: «É um espectáculo onde nos propomos observar o inatingível. O privado e o público. O quotidiano, a rotina e os hábitos. O silêncio e a solidão».
«Os lugares apertados. O espaço sem espaço. A acumulação dos detritos. A reciclagem dos afectos, dos objectos dos sentidos», afirma a criadora numa nota explicativa.
Nascida há 54 anos em Viana do Castelo e com uma carreira de mais de trinta anos, Olga Roriz é considerada uma coreógrafa revolucionária na história das últimas décadas da dança em Portugal.
Estudou com Margarida Abreu e Ana Ivanova, ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, e tornou-se primeira bailarina do Ballet Gulbenkian, onde foi depois convidada para coreografar, vindo a criar a própria companhia em 1995.
Em 2008 recebeu o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/Millenium Bcp.