Não fala, não veste farda, não dá as boas vindas aos passageiros, mas faz o resto. Sabe descolar o avião, voar até a um destino e aterrar o aparelho. Chama-se Pibot e é um robô inventado na Coreia do Sul.
Corpo do artigo
O pequeno robô foi criado por pesquisadores norte-coreanos do Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia (conhecido pela sigla em inglês Kaist). É capaz de pilotar aviões comuns, acionando os controles como faria um piloto humano.
Batizado de Pibot, o robô é capaz de descolar, voar até um destino especifico e aterrar a aeronave. Para isso, ele aciona os controles como se fosse um piloto humano.
Como? Uma câmara instalada na cabeça do Pibot capta a imagem à frente. O software de controle analisa a imagem para identificar a pista de aterragem e outras referências visuais. A máquina também recebe, por meio de cabos, informações vindas dos instrumentos do avião.
Com base nessas informações, o robô aciona o comando, os pedais e o acelerador do avião. Pibot também é capaz de ligar e desligar várias funcionalidades do painel. Por enquanto, o robô tem efetuado testes num simulador de voo. Neste vídeo pode ser visto a conduzir um avião Piper Comanche.
[youtube:CGEaOg0l_KA]
David Hyunchul Shim, líder do projeto, não tem dúvidas que um dia o Pibot «vai ajudar-nos a criar uma experiência de voo totalmente autónoma, que poderá substituir os pilotos humanos».