
Vacinação contra a gripe
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças lembra a importância da vacinação contra a gripe. Portugal e Espanha devem concentar esforços na prevenção.
Corpo do artigo
Para Portugal e Espanha, o pior ainda está para vir. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD) diz que o pico de gripe na Península Ibérica deve chegar este mês.
O centro europeu recomenda, por isso, que se concentrem esforços na prevenção que é essencialmente feita com recurso à vacinação.
A Direção-Geral de Saúde tem também insistido nesta ideia, lembrando que os grupos de riscos, idosos, doentes crónicos, grávidas e profissionais de saúde ainda estão a tempo de se vacinarem.
Os dados da gripe na ultima semana só serão divulgados esta tarde pelo Instituto Ricardo Jorge. Até dia 21 de janeiro tinham sido notificados laboratorialmente 335 casos de sindroma gripal.
Este ano, a epidemia de gripe começou no Norte da Europa, com os países da Escandinávia a serem os primeiros a sofrer o pico de casos e a sentirem uma enorme afluência aos serviços de saúde.
O presidente do CEPCD sublinha que, este ano, nenhum dos vírus que estão a circular se tornou dominante, o que tem complicado o trabalho das autoridades de saúde, já que há mudanças de país para país.
Marc Sprenger lembra que a gripe deve ser levada a sério. Por ano, cerca de 10% da população é infetada e as complicações relacionadas com a doença levam a milhares de hospitalizações.