O artista britânico Lucian Freud, neto do fundador da psicanálise, Sigmund Freud, morreu aos 88 anos, confirmou esta quinta-feira a sua advogada.
Corpo do artigo
«O artidsta Lucian Freud, nascido a 8 de Dezembro de 1922 em Berlim, morreu calmamente na noite passada (quarta-feira) na sua casa em Londres», afirmou a advogada Diana Rawstrom em comunicado.
O pintor era conhecido por seus nus e auto-retratos com um estilo realista, sendo que nos anos mais recentes as suas pinturas foram vendidas por somas astronómicas.
Em declarações à TSF, o director do Museu de Arte Contemporânea do Museu de Serralves assinalou a «extraordinária capacidade e uma maneira muito pessoal de representar a figura humana» deste artista.
«Um quadro de Lucian Freud é muito facilmente reconhecível. Como Francis Bacon ou Paula Rego, sua colega de galeria em Londres, são artistas que criaram um imaginário muito próprio na forma como traduziram a condição humana nas suas obras e pinturas», explicou João Fernandes.
Para João Fernandes, as obras de nus foram «uma das formas que Lucian Freud encontrou para de procurar a essência da condição humana».