Não havia um, mas dois pianos em «Casablanca», o mítico filme realizado por Michael Curtiz, em 1942. Um dos pianos foi leiloado há dois anos, o outro poderá ser comprado em novembro.
Corpo do artigo
É um objeto emblemático, quase um ator secundário de «Casablanca», em redor do qual se recordam histórias, amores antigos, músicas eternas.
Ilsa (Ingrid Bergman) pede a Sam (Dooley Wilson) que toque novamente «As Time Goes By», momentos antes de reencontrar Rick (Humphrey Bogart) em Marrocos, anos depois de se terem separado em Paris.
[youtube:7vThuwa5RZU]
72 anos depois de Sam tocar aquela canção no filme, o mítico piano vai a leilão no próximo dia 24 de novembro, na casa Bonhams, em Nova Iorque. O outro piano do filme foi leiloado em 2012, atingiu os 602 mil dólares (447 mil euros), e um dos compradores foi Leonardo DiCaprio.
Desta vez, o leilão chamado "There"s No Place Like Hollywood" ("Não há um lugar como Hollywood") terá como peça central o piano, mas também as portas internas e externas do café de Rick, fotografias autografadas pelo elenco, um último rascunho do argumento e os passaportes e vistos criados para a fuga de Ilsa e Victor Laszlo (Paul Henreid).
Para além de «Casablanca», o leilão vai incluir outros objetos cinéfilos, como o vestido que Rita Hayworth usou enquanto cantava Amado Mio, em «Gilda» (1946), um retrato de Rodolfo Valentino como o «Falcão Negro», o avental que Judy Garland vestiu em «O Feiticeiro de Oz» (1939), um fato de macaco voador do mesmo filme.