A Polícia Nacional espanhola deliberou conceder a Cruz de Mérito Policial, o mais alto galardão policial do país, ao director nacional da Polícia Judiciária, José María Almeida Rodrigues, pelo trabalho contra a tentativa de implantação da ETA em Portugal.
Corpo do artigo
A decisão foi hoje divulgada por fontes da luta anti-terrorista que destacam o papel das autoridades portuguesas que conseguiram evitar a instalação de uma base logística da ETA em Óbidos.
À frente da PJ, destaca a polícia espanhola, o responsável português «impulsionou as investigações sobre os movimentos da ETA em Portugal, que se começaram a conhecer a partir de Junho de 2007».
O papel do responsável da PJ tornou-se ainda mais importante depois de ter sido localizada uma carrinha que pretendia entrar em Portugal com explosivos, o que levou à detecção da base que a ETA estava a tentar instalar em Óbidos.
O Governo espanhol agradeceu já o papel de Portugal no combate à ETA que em Novembro anunciou o fim definitivo da acção armada.