Foi a polícia inglesa que apresentou as provas que determinaram que o casal McCann fosse constituído arguido, revela um telegrama da embaixada norte-americana revelado pelo Wikileaks.
Corpo do artigo
As provas que determinaram que o casal McCann fosse constituído arguido durante a investigação da Polícia Judiciária foram apresentadas pela polícia inglesa, pode ler-se num telegrama enviado pela embaixada norte-americana em Lisboa.
O telegrama, que faz parte dos documentos revelados pelo Wikileaks e que foi citado pela jornal britânico The Guardian, descreve uma conversa entre os embaixadores do Reino Unido e dos EUA em Portugal, pouco depois de Kate e Gerry McCann terem sido constituídos arguidos.
Segundo o The Guardian, o conteúdo deste documento vai contra a ideia formada no Reino Unido de que a investigação do caso e contra o casal tinha origem na investigação portuguesa.
O porta-voz do casal considerou que este documento tem mais de três anos e que depois disso já foi levantado o estatuto de arguido sobre os pais de Maddie, não existindo quaisquer provas contra Kate e Gerry McCann.