
Pónei da Terceira
Direitos Reservados
Depois do Lusitano, do Garrano e do Sorraia, o pónei da Terceira tornou-se a quarta raça a ser reconhecida como autóctone em Portugal.
O pónei da Terceira tornou-se a quarta raça autóctone de cavalo em Portugal, anunciou o investigador Artur Machado, da Universidade dos Açores.
Em declarações à TSF, este investigador descreveu o pónei da Terceira como um «puro sangue lusitano que entrou numa máquina de lavar e que encolheu um bocadinho».
«São animais extremamente equilibrados e muito bonitos e que fazem lembrar um puro sangue lusitano de menores dimensões», uma vez que têm uma altura média de cerca de metro e meio.
Após terem entrado em vias de extinção por causa da falta de trabalhos agrícolas, Artur Machado diz que é preciso «encontrar a sustentabilidade» desta raça «através do que é capaz de fazer: como tem um caráter ótimo, pensamos que é o animal o ensino».
Ao ser reconhecido como raça autóctone, o pónei da Terceira junta-se assim ao Lusitano, ao Garrano e ao Sorraia, que até eram as únicas três raças de cavalo com este estatuto.