O presidente da corporação de bombeiros de Melgaço diz que a comida não tem parado de chegar desde domingo à noite e que foram servidas 500 refeições só na terça-feira.
Corpo do artigo
A população de Melgaço doou nas últimas horas dezenas de quilos de alimentos aos bombeiros que estão a combater as chamas há vários dias.
Perante um pedido de ajuda dos bombeiros, o presidente da corporação de Melgaço explicou que a comida não para de chegar desde domingo à noite.
Ouvido pela TSF, Augusto Fernandes disse que a população de Melgaço tem também ajudado com dinheiro depois de um pedido de ajuda feito não só na Internet, mas também pessoalmente.
«Temos feito refeições com aquilo que nos têm oferecido. Tem chegado leite, água, carne», acrescentou Augusto Fernandes, que lidera esta corporação de cerca de 40 bombeiros.
Com a intensificação dos fogos na região, o presidente da corporação de bombeiros de Melgaço disse que foi preciso servir 500 refeições na terça-feira perante a chamada de muitos reforços de várias partes do país para o combate às chamas.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses considerou «normal que as populações se dirijam aos quartéis de bombeiros numa afirmação de solidariedade e darem tudo o que permita confecionar alimentos para distribuir» pelos bombeiros.
«Isso não é reflexo da situação difícil de uma associação. É antes um ato de solidariedade das populações para ajudar a minimizar as despesas e dar o seu contributo para os que andam todos os dias a combater fogos florestais», frisou Jaime Marta Soares.
Também em declarações à TSF, Jaime Marta Soares disse não sentir qualquer «crise no voluntariado» e assegurou que, em alguns casos, está a aumentar o número de pessoas que se quer tornar bombeiro voluntário.