Numa votação online que decorre até ao fim do ano, a Porto Editora pede aos portugueses para escolherem uma palavra que tenha marcado 2010 de um conjunto de dez pré-seleccionadas.
Corpo do artigo
A Porto Editora desafiou os portugueses a escolherem qual terá sido a palavra mais marcante e que pode definir 2010 através de uma votação online que decorre até ao final do ano na página da Infopedia.
Entre as palavras mais votadas até agora das seleccionadas pelos linguistas da Porto Editora estão vuvuzela, orçamento, FMI, desemprego e redes sociais.
Em declarações à TSF, Paulo Gonçalves, responsável pela comunicação desta editora, adiantou que os critérios de escolha das palavras foram feitos pelos linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora.
«Obedeceram à frequência de uso da palavra ao longo do ano de 2010 ou então simplesmente porque, de alguma forma, se relaciona com um tema que foi muito badalado ou com um evento que teve muito impacto», acrescentou.
Em 2010, a palavra eleita foi esmiuçar, que foi popularizada pelo programa dos Gato Fedorento.