
Teatro Viriato
Direitos Reservados
Um projeto lusófono promovido pelo Teatro Viriato, de Viseu, está a unir Portugal, Brasil e Cabo Verde, colocando em palco jovens a interpretarem peças inspiradas no livro «Peter Pan».
Corpo do artigo
Intitulado K Cena, o projeto envolve perto de 50 jovens e três encenadores - Graeme Pulleyn (Portugal), Marcio Meirelles (Brasil) e João Branco (Cabo Verde) -- que, depois de terem preparado os seus grupos locais para a montagem do espetáculo, ficaram responsáveis pela direção de peças noutros países.
Em Portugal, na cidade de Viseu, encontra-se Marcio Meirelles, encenador e diretor artístico do Teatro Vila Velha (Salvador, Bahia), a trabalhar com 14 jovens dos 14 aos 17 anos, no espetáculo «Sempre em frente até amanhecer», que estreia na quarta-feira, Dia Mundial do Teatro.
Cada grupo pegou no livro «Peter Pan», de J. M. Barrie, sobre o rapaz que não queria crescer, e transformou-o num espetáculo diferente. Em Portugal, Marcio Meirelles juntou-lhe o texto «Indignai-vos!», escrito por Stéphane Hessel quando tinha 93 anos.
No espetáculo, os jovens serão atores e também músicos, tocando ao vivo tambor, violino, xilofone, bateria e outros instrumentos, sob a orientação de Ana Bento.
O K Cena - Projeto Lusófono de Teatro Jovem é para continuar. Na próxima edição, o Teatro Viriato pretende juntar grupos de dois novos países.