Portugal é um dos países europeus com melhores políticas de igualdade em relação às pessoas LGBT (Lésbicas, Gay, Bissexuais e Transgénero), aparecendo em sexto lugar no mapa elaborado pela ILGA Europa.
Corpo do artigo
Em vésperas do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia (IDAHOT - International Day Against Homophobia and Transphobia), a ILGA Europa divulga um mapa dos 49 países europeus analisando-os relativamente às políticas e legislação que têm em vigor com impacto direto nos direitos das pessoas LGBT.
O estudo justifica este sexto lugar com o facto de o país cumprir 27 dos 46 requisitos que para a Ilga garantem a igualdade e a não discriminação.
O documento elogia, por exemplo, que o Parlamento tenha classificado, no Código Penal, como crimes de ódio aqueles que sao motivados pela orientaçao sexual da vítima.
Outro ponto positivo foi o lançamento, pelo Estado, de um plano nacional a favor da igualdade e de uma campanha nas escolas contra a perseguiçao aos homossexuais.
A ILGA Europa recorda tambem a coadoção e lamenta a polémica que levou os deputados a adiar a mudança da lei.
Apesar dos elogios, o estudo lembra que um inquérito recente feito em Portugal a homossexuais, bissexuais e pessoas transgénero revelou que 51% sentiam discriminação ou assédio por causa da orientação sexual ou identidade de género.