
Seca
Portugal Continental entrou em seca meteorológica e a situação vai agravar-se em fevereiro, segundo um relatório publicado pelo Observatório das Secas do Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
De acordo com os dados publicados, esta terça-feira, depois de um dezembro pouco chuvoso, seguiu-se um janeiro parco em água.
O relatório diz que no primeiro mês de 2012 choveu um sétimo do que seria normal. As medições indicam, por isso, que todo o continente entrou em situação de seca.
Perante este relatório, João Machado, da Confederação dos Agricultores Portugueses, afirmou que a falta de chuva vai causar estragos numa primeira fase nos cereais e na alimentação dos animais.
O responsável disse ainda temer que a falta de chuva se estenda para lá de fevereiro, alertando que, se assim for, outras culturas serão prejudicadas.
João Machado lembrou ainda o ano de 2005, que deixou «má memória». Nesse ano, o país atravessou uma grave seca, que obrigou à criação de um gabinete de crise do Governo para lidar com o problema.
Também a Confederação Nacional dos Agricultores manifestou preocupação com a seca que o país enfrenta. João Dinis, da direçao da CNA, afirmou que, nesta altura, os agricultores já estão a ser muito penalizados.
João Dinis considerou ainda que o Governo tem de ajudar os agricultores, lembrando que as situações excecionais requerem medidas de apoio excecionais.
[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]