
Estrela de David
Reuters
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, disse esta manhã à TSF que o projeto visa recuperar o património judaico mas também promover o turismo de Portugal.
Com um investimento um pouco superior a cinco milhões de euros, 15 por cento dos quais pagos pelo Orçamento do Estado, a Rota das Judiarias pretende valorizar a herança judaica na história e na identidade cultural portuguesa.
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anuncia a Rota das Judiarias como um programa de levantamento, reabilitação, organização e disponibilização do património relacionado com a componente judaica portuguesa.
Da Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad fazem parte cerca de vinte municípios e entidades regionais de turismo.
A rede inclui os municípios de Belmonte, onde existe uma forte presença da cultura judaica e onde se situa o Museu Judaico, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Santarém, Tomar, Penamacor e Vila Nova de Foz Côa, entre outros.
No anúncio oficial da rota, que decorre às 15:00 horas, na Biblioteca da Ajuda, vão estar presentes o embaixador da Noruega e ainda representantes dos sócios fundadores da Rede de Judiarias de Portugal-Rotas de Sefarad.