A Polícia Judiciária cabo-verdiana deteve a 5 de Setembro uma cidadã portuguesa no aeroporto da Cidade da Praia, oriunda de Fortaleza, no Brasil, que transportava alegadamente nove quilogramas de cocaína.
Corpo do artigo
A notícia foi avançada esta segunda-feira pela Rádio de Cabo Verde (RCV), que indicou que a detenção teria ocorrido no passado fim-de-semana.
No entanto, fonte oficial disse à agência Lusa que a detenção ocorreu a 5 deste mês.
Segundo a RCV, a droga, entretanto apreendida, estaria dissimulada na mala da passageira e a cocaína teria como destino Cabo Verde, desconhecendo-se se, depois, seguiria para outro local.
A RCV adiantou que a cidadã portuguesa, presente a tribunal, viu ser-lhe aplicada prisão preventiva como medida de coação.
A Embaixada de Portugal na Cidade da Praia, contactada pela agência Lusa, confirmou ter conhecimento da situação, que está a acompanhar o caso e que tem mantido contacto quer com a detida quer com a família.
Também contactada pela Lusa, a PJ cabo-verdiana escusou-se a comentar, alegando que o caso está a ser investigado e, como tal, em segredo de Justiça.
Um cidadão cabo-verdiano foi igualmente ouvido, mas acabou por ser posto em liberdade, uma vez que se chegou à conclusão que não tinha aparentemente qualquer ligação com o caso.
Fonte oficial disse ainda à Lusa que estão a decorrer investigações para determinar se a cidadã portuguesa era de facto um correio ou se lhe pediram, em Fortaleza, para levar uma "encomenda" para Cabo Verde.