É uma das conclusões de um estudo internacional sobre a utilização do vídeo em dispositivos móveis: "Mobile Video Usage: A Global Perspective", realizado em 24 países. Em Portugal, e em comparação com 2014, o consumo de vídeo em SmartPhone cresceu 27%.
Corpo do artigo
Este estudo conclui também que Portugal está no TOP3 de países onde a descoberta de vídeos através da publicidade é mais elevada e 61% dos portugueses com Smartphone afirma consumir vídeo em mobile enquanto vê televisão.
É a primeira vez a IAB (Interactive Advertising Bureau) Portugal (Interactive Advertising Bureau) participa nesta análise de mercado.
36% dos inquiridos em termos globais afirmam ver vídeos de duração igual ou superior a 5 minutos nos seus smartphones diariamente ou até com maior frequência, diversas vezes ao dia. Entre os países que mais se destacam nos consumos longos estão a Turquia, Finlândia, Rússia, China ou Singapura.
Já no que se refere aos consumidores portugueses, o consumo de vídeos em dispositivos móveis apresenta um crescimento elevado, com 27% dos inquiridos a afirmar que atualmente consomem mais vídeo nos smartphones do que há um ano atrás. Um valor atrás de países mais maduros como EUA (50%), Canada (42%), Nova Zelândia (42%), África do Sul (42%) e U.K. (40%)
Também a recetividade à publicidade como forma de ter acesso a conteúdos gratuitos é muito elevada em Portugal, com 86% dos inquiridos a afirmarem preferir ter acesso a vídeos gratuitos com publicidade como opção, a ter que pagar para aceder aos conteúdos vídeo.
Nos 24 países onde o estudo do IAB decorreu, as formas de encontrar conteúdos vídeos para consumo nos seus dispositivos são similares, e entre elas destacam-se: YouTube (62%), Plataformas de Social media (33%), Resultados de Search (20%) e Publicidade (14%).
Portugal é um dos países onde a descoberta de vídeos através da publicidade é mais elevada (atinge os 19%), ficando apenas atrás dos EUA (com 22%) e da França (com 20%).
Quanto à frequência de consumo de vídeo em mobile enquanto veem televisão: 61% dos portugueses admitem fazer isto frequentemente, valor que é um dos mais elevados dos diversos países constantes do estudo, e uma oportunidade para potenciar as possibilidades do dual screening. "Portugal mostrou bons níveis de maturidade face ao consumo de vídeo em dispositivos móveis e abre já novas oportunidades para as marcas comunicarem em complemento das campanhas de vídeo na TV, como cada vez é mais comum em outros países", segundo a Direcção do IAB Portugal.
No que diz respeito aos tipos de conteúdo mais vistos, os vídeos musicais e os vídeos divertidos/virais alcançam a liderança, empatados com 49% das respostas em termos globais, seguidos dos trailers de filmes com 41%. Em Portugal registam-se algumas diferenças relativamente aos comportamentos globais, com os vídeos musicais a alcançarem apenas 25% de respostas, enquanto os pequenos filmes divertidos ou virais chegam aos 50% e os trailers aos 48% de respostas.
A nível Global, o consumo de vídeos em smartphones é já feito em 48% via Apps em vez do habitual "browsing", com o Reino Unido (63%), Brasil (60%) e Turquia (58%) a liderar a tendência.
Portugal também se destaca no que se refere à partilha de conteúdos mobile, com 75% dos inquiridos a partilharem vídeos com outras pessoas, um dos valores mais elevados entre todos os países constantes do estudo.