O Comité de Emergência da província argentina de Neuquén (sudoeste) declarou hoje alerta amarelo face à possibilidade de uma erupção do vulcão Copahue, na fronteira entre a Argentina e o Chile.
Corpo do artigo
«É um vulcão ativo, hoje amanheceu um pouco mais ansioso, não há erupção de lava nem pedras, mas uma maior quantidade de vapor, fumo e cinzas, por isso demos o alerta amarelo», disse à televisão C5N, Óscar Mancegosa, alcaide de Caviahue, umas das localidades mais próximas do vulcão.
A saída mais intensa de vapor, cinzas e fumo começou pelas 09:00 locais (12:00 de Lisboa) quando «o alarme sísmico registado nas estações instaladas em redor do vulcão, mostraram um incremento notório e intempestivo», informou o Serviço Nacional de Geologia e Minérios do Chile, citado pela Efe.
O autarca disse que a situação «está controlada» e não é necessário de momento retirar a população, apesar de «todos os mecanismos preventivos estarem ativados» pois pode ser mais tarde necessário.
O Copahue com 2.997 metros de altura, encontra-se na cordilheira dos Andes, no limite fronteiriço entre a região chilena de Biobio e a argentina de Neuqén.