PR lembra Magalhães Godinho como «um dos mais notáveis historiadores do século XX»
O Presidente da República lembrou hoje Vitorino Magalhães Godinho como «um dos mais notáveis historiadores do século XX», considerando que, com a sua morte, Portugal perdeu «um grande homem de cultura».
Corpo do artigo
Numa mensagem de condolências divulgada no site da Presidência da República, Cavaco Silva recorda que «Vitorino Magalhães Godinho foi um dos mais notáveis historiadores do século XX. Autor de uma vasta obra sobre Portugal e o Mundo que os Portugueses revelaram através dos Descobrimentos e da Expansão dos séculos XV e XVI, Vitorino Magalhães Godinho marcou sucessivas gerações de historiadores e cientistas sociais pelo carácter inovador, pela erudição e pelo rigor da sua investigação».
Considerando que «Portugal perdeu um grande homem de cultura», o chefe de Estado afirma que o seu exemplo «como cientista, professor e cidadão perdurará na memória dos que com ele privaram, dos que tiveram o privilégio de o conhecer e admirar como académico».
O Presidente da República assinala ainda a «conduta cívica exemplar» do historiado, que abandonou o exílio e a sua carreira académica em França para regressar a Portugal logo após o 25 de Abril de 1974.
«Foi Ministro da Educação do II e III Governos Provisórios e nunca deixou de assumir a atitude crítica que a sua responsabilidade cívica exigia face aos problemas da sociedade portuguesa», lembra ainda Cavaco Silva.