O prémio foi entregue esta sexta-feira, na cerimónia anual da Associação Portuguesa de Museologia. O Centro de Ciência do Café sucede ao Museu Benfica - Cosme Damião, que ganhou em 2014.
Corpo do artigo
O Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, foi hoje distinguido com o Prémio Museu Português 2015, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou a entidade, numa cerimónia em Lisboa.
De acordo com o palmarés hoje anunciado pela APOM, o Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, distrito de Viseu, recebeu uma menção honrosa nesta categoria, que distingue o melhor museu português do ano.
O Centro de Ciência do Café, distinguido pela APOM como o Prémio Museu Português, está instalado na Herdade das Argamassas, em Campo Maior, no distrito de Portalegre, e é um espaço criado pela empresa Delta, para explorar as temáticas ligadas ao café.
Os prémios são atribuídos pela APOM, fundada em 1965, para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, segundo a associação, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projeto museográfico.
A Associação atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor. Os prémios são referentes ao ano anterior à atribuição, e são habitualmente anunciados em dezembro, mas este ano a cerimónia foi antecipada, devido ao aniversário dos 50 anos da APOM.
No ano passado, o vencedor de Melhor Museu Português foi o Museu do Benfica - Cosme Damião, em Lisboa.