O vencedor do Prémio do Museu Europeu do Ano 2011, organizado pelo European Museum Forum (EMF), vai ser anunciado este sábado em Bremerhaven, na Alemanha, entre 34 finalistas, incluindo três instituições portuguesas.
Corpo do artigo
O Museu do Douro, em Peso da Régua, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, são as instituições portuguesas nomeadas.
A organização, que funciona sob os auspícios do Conselho da Europa, anuncia hoje o prémio principal e as menções honrosas numa cerimónia na Alemanha.
O EMF é uma organização europeia independente e sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para promover a qualidade das instituições museológicas, e todos os anos atribui um galardão para distinguir a excelência nesta área.
Este ano, a cerimónia do anúncio dos premiados terá lugar em Bremerhaven, na Alemanha, no Centro de Imigração, que conquistou o mesmo prémio em 2007.
O júri desta edição nomeou 34 museus de 15 países, entre eles, além de Portugal, a Rússia, Espanha, Áustria, Turquia, Finlândia, Bélgica, Croácia, Azerbeijão, Suíça e Reino Unido.
O vencedor irá acolher a cerimónia em 2012 e até lá poderá exibir durante um ano a emblemática escultura "The Egg", criada pelo artista britânico Henry Moore.
Na decisão do júri pesam os esforços realizados pelos museus para atrair visitantes através de programas nas áreas da interpretação, responsabilidade social, comunicação e marketing.