Primeiro computador da Apple é a relíquia informática mais cara do mundo
Um dos primeiros computadores da marca Apple foi vendido, ontem, em Nova Iorque por 712.930 euros. É, a partir de agora, a relíquia informática mais cara do mundo, segundo a casa de leilões londrina Bonhams.
Corpo do artigo
O computador Apple-1, construído à mão em 1976 por Steve Wozniak na casa do cofundador da Apple, Steve Jobs, foi comprado pelo Museu Henry Ford, atingindo quase o dobro do valor estimado na pré-venda, anunciou a Bonhams.
«Estamos maravilhados por batermos o recorde mundial na sua venda e ainda mais maravilhados que vá para uma maravilhosa nova casa como o Museu Henry Ford», disse Cassandra Hatton, especialista encarregada da venda, acrescentando que o computador está em excelentes condições.
O computador é composto por uma 'motherboard' intacta, teclado 'vintage', monitor Sanyo, uma fonte de alimentação personalizada numa caixa de madeira e dois leitores de cassetes 'vintage'.
O Apple-1 foi considerado a vanguarda da revolução dos computadores pessoais, sendo o primeiro pré-montado alguma vez vendido.
A Bonhams afirmou que o computador vendido no leilão era um dos 50 feitos à mão no verão em 1976 por Steve Wozniak.