O primeiro eclipse total da Lua deste ano vai ocorrer na terça-feira, mas não será visível em Portugal, porque à hora que começar a Lua já se pôs, informa o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.
Corpo do artigo
Na terça-feira, a Lua põe-se às 07:01, hora a que nasce o Sol.
O eclipse total da Lua, que pode ser observado a partir do leste da Ásia, da Austrália, da Oceânia, das américas do Norte e Sul, da Antártida, da África Ocidental e dos oceanos Pacífico e Atlântico, é um fenómeno astronómico que corresponde ao momento em que a Lua, em fase de Lua cheia, "atravessa completamente a sombra da Terra".
Durante um eclipse total, na maioria das vezes, a Lua adquire uma tonalidade que pode variar entre amarelo-escuro e vermelho-alaranjado vivo, ou mesmo cor de cobre.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, «as diferentes tonalidades num eclipse lunar podem demonstrar o estado de saturação da atmosfera» terrestre «com poeiras provenientes de atividade vulcânica recente ou de fenómenos meteorológicos de grande dimensão».
Quanto «maior for a quantidade de poeiras existentes na atmosfera, mais escuro será o eclipse e a coloração da Lua», adianta o Observatório.
Um novo eclipse total da Lua volta a acontecer, este ano, a 08 de outubro, mas também não será visível em Portugal.