A Proteção Civil prevê vento e chuva forte para todo o país a partir da noite desta quinta para sexta-feira. A ondulação marítima também será forte e já um aviso laranja para sábado.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a hipótese de ocorrência de fenómenos extremos de vento e chuva intensos a partir da noite desta quinta para sexta-feira em todo o país.
Em comunicado, a ANPC chamou ainda à atenção para a possibilidade de queda de granizo no Litoral Norte e Centro e para a previsão de agitação marítima forte.
Em declarações à TSF, a meteorologista Ângela Lourenço prevê precipitação até ao final do dia de domingo e a forte queda de neve para terras acima dos 800 ou mil metros, tendo mesmo sido emitido um aviso para estes locais.
Esta técnica do Instituto Português do mar e da Atmosfera adiantou ainda que foi também emitido um aviso laranja por causa da forte ondulação prevista para a costa ocidental para sexta-feira.
«Estamos a prever ondas de noroeste de cinco a sete metros. Este aviso deveria persistir durante as primeiras horas de sábado. Ao longo de sábado prevê-se uma diminuição, mas ainda com situação de aviso amarelo», concluiu.
A câmara do Porto já decidiu que a partir das 0:00 desta sexta-feira vai ser proibida a circulação de pessoas e automóveis junto à Foz do Douro e junto ao mar.