
A previsão de mau tempo levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a colocar hoje sob alerta amarelo os distritos de Coimbra e Santarém e a azul Vila Real, Porto e Aveiro.
Corpo do artigo
Atualizada às 9:48
De acordo com informação disponível na página da Internet da ANPC, os distritos de Coimbra e Santarém estão em alerta amarelo desde as 00:00 de domingo e até às 23:59 de hoje devido à previsão de ocorrência «de fenómenos que não sendo invulgares podem representar um dano potencial para pessoas e bens».
Com o alerta amarelo, o terceiro menos grave de uma escala de cinco, o «dispositivo de proteção civil e socorro reforça a monitorização e intensifica as ações preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos».
A ANPC aconselha ainda as pessoas a manterem-se informadas sobre o evoluir da situação.
Sob alerta azul, o segundo menos grave de uma escala de cinco, estão os distritos de Vila Real, Porto e Aveiro também entre as 00:00 de domingo e as 23:59 de hoje.
De acordo com a ANPC, o alerta azul é colocado quando "existem condições favoráveis à ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais, mas o dispositivo de proteção civil e socorro reforça a monitorização e intensifica as ações preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos".
Com o alerta azul, é também aconselhado às pessoas que se mantenham informadas sobre o evoluir da situação.
A ANPC adota cinco estados: o verde (improvável a ocorrência de fenómenos que representam danos para bens e pessoas) e depois os alertas azul, amarelo, laranja e vermelho.
O alerta laranja significa que é uma situação de perigo com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens colocando em causa a sua segurança.
"O dispositivo de proteção civil e socorro reforça as medidas que garantam um estado de prontidão elevado para a intervenção e as pessoas são aconselhadas a manterem-se vigilantes, devendo adotar medidas de precaução e autoproteção e seguir as recomendações das autoridades", refere a ANPC.
No que diz respeito ao alerta vermelho, o mais grave e que significa risco extremo, a ANPC salienta que, neste caso, "podem ocorrer fenómenos de intensidade excecional, dos quais é muito provável que resultem danos muito relevantes e uma redução muito significativa da segurança das pessoas, podendo ameaçar a sua integridade física ou mesmo a vida, numa vasta área".
No alerta vermelho, o dispositivo de Proteção Civil e Socorro faz uma mobilização geral e as pessoas são aconselhadas a adotar medidas de prevenção, precaução e autoproteção, devendo seguir as indicações da ANPC.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra devido à previsão de chuva forte e trovoadas.