O Serviço de Proteção Civil da Madeira (SRPC) emitiu, esta quinta-feira, várias recomendações devido às previsões de chuva e vento forte do Instituto de Meteorologia (IM), que colocou o arquipélago em aviso amarelo.
Corpo do artigo
O Serviço de Proteção Civil da Madeira salienta que, a partir do final do dia de hoje deverão acontecer períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada e rajadas de vento que poderão atingir os 90 km/hora nas zonas montanhosas.
O serviço recomenda à população em geral que «tenha em atenção as áreas que foram afetadas pelos incêndios do passado mês de julho», bem como aos «riscos que representam os percursos de carro e a pé nas zonas montanhosas e vertentes expostas».
É também aconselhado que seja reduzida a circulação automóvel, que as pessoas contactem os bombeiros ou a Proteção Civil em caso de inundações, evitem circular junto de edifícios degradados e tenham redobrada atenção nas zonas arborizadas, devido ao perigo de quedas de árvores.
Pede ainda que sejam retirados todos os objetos das respetivas varandas que possam constituir perigo.
O sítio do serviço regional da Proteção Civil informa que está encerrada a estrada regional 105 no troço compreendido entre a Encumeada e o Paul da Serra e condicionadas à circulação a ER 201 (Caminho do Pretos) e a 102 na zona entre a Camacha e o sítio das Águas Mansas.
No início desta semana, o arquipélago da Madeira esteve sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido à chuva e amarelo (o segundo menos grave) por causa do vento, uma situação que provocou quedas de árvores, pequenas derrocadas e inundações, condicionou o movimento no porto e aeroporto da ilha, mas sem provocar danos pessoais.