Os distritos de Coimbra, Lisboa e Porto foram os mais afetados, disse um responsavel da Proteção Civil. O vento vai continuar muito forte até ao meio-dia
Corpo do artigo
O adjunto das operações nacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Carlos Guerra, disse à agência Lusa que também «os distritos de Viseu e Braga registaram um número significativo de ocorrências, mais de 100 em cada um deles».
Sem vítimas a lamentar, as ocorrências mais frequentes foram a queda de árvores e pequenas inundações, que acumularam «mais de 500 ocorrências» entre as 1.233 registadas, acrescentou a mesma fonte.
A Proteção Civil colocou na sexta-feira em alerta laranja o dispositivo de operações de proteção e socorro em oito distritos de Portugal Continental (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal) devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Quinze distritos portugueses vão estar sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 06:00 e as 12:00, devido à previsão de ventos fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Assim, os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Beja.
Perante esta situação, Carlos Guerra indicou que a Proteção Civil «mantém o dispositivo em alerta permanente».
Notícia atualizada às 9:00