A produtora HBO tentou evitar que o primeiro episódio na nova temporada de "A Guerra dos Tronos" fosse visto antes do tempo, ao apostar numa estreia simultânea em 170 países. No entanto, quatro novos episódios foram partilhados ilegalmente no sábado, um dia antes da estreia mundial.
Corpo do artigo
O produtor da série responsável pela pós-produção, Greg Spencer, já tinha dito que estava preocupado com potenciais «fugas». «O elenco está por toda a parte do mundo, enviam documentos para a frente e para trás. Eles têm marcas de água e os editores têm de confirmar por escrito que os apagaram», afirmou ao Denver Post na semana passada, citado pela BBC.
E o que Greg Spencer temia acabou mesmo por acontecer. No sábado, ao final da tarde, os quatro primeiros episódios da quinta temporada de "A Guerra dos Tronos" apareceram online e em menos de três horas já tinham sido descarregados mais de cem mil vezes. A BBC conta que as as primeiras versões foram vistas em sites como o IPTorrents, mas depressa chegaram ao Pirate Bay, RARBG ou Kickass Torrents.
Ao que tudo indica, a origem da fuga está em cópias em DVD enviadas à imprensa, das quais foram eliminadas as marcas de água que identificavam a sua origem.
[youtube:Mykq7OzIDTA]
"A Guerra dos Tronos" é a série de televisão mais pirateada de sempre. Em janeiro, também o trailer da quinta temporada foi lançado exclusivamente em algumas salas de cinema dos Estados Unidos, mas rapidamente chegou ao Youtube porque vários fãs gravaram clandestinamente a exibição do trailer.
A quinta temporada da série "A Guerra dos Tronos" estreou ontem, domingo, e começa a ser exibida em Portugal esta segunda-feira, dia 13 de abril, no canal Syfy.