Quer pegar no filho ao colo antes de ele nascer? Na Estónia pode através de um molde 3D

Reuters/ Ints Kalnins
É parecido com a mãe ou com o pai? A gravidez pode gerar sentimentos vários, mas a ansiedade está quase sempre presente. Para os pais que não aguentam esperar até ao último minuto há uma nova tecnologia que permite imprimir a imagem do feto numa versão tridimensional.
O acompanhamento de uma gravidez ganha um novo instrumento para mães e pais ansiosos por conhecerem a cara do seu bebé. Ao longo dos últimos anos, as ecografias tridimensionais surgiram como uma espécie de "revolução" que permite observar as feições do bebé de vários ângulos.
Agora, uma empresa da Estónia, situada em Tallinn, dá um passo em frente e imprime a imagem da ecografia num molde.
A empresa chama-se Wolfprint 3D e já começou a imprimir os primeiros moldes.
«O que nós estamos a tentar fazer é criar uma emoção positiva para os pais. Queremos proporcionar-lhes uma lembrança da magia que uma gravidez acarreta», afirma o CEO da Wolfprint 3D, Timmu Toke, à Reuters.
A impressão do molde em 3D é feita com base nas ecografias que as mulheres grávidas fazem com os médicos que a acompanham. A imagem é depois processada pela empresa de impressão que cria um molde de gesso.
O molde é uma réplica que tenta ser o mais próximo possível da realidade. O tamanho da impressão é diferente consoante os pedidos dos clientes. Se quiserem, o modelo 3D pode ser produzido numa escala de 1: 1, ou seja, pode ter o tamanho real do feto.
O preço de uma impressão em versão 3D varia entre 200 a 300 euros, dependendo do tamanho.