Esta quarta feira, às nove e meia da noite, o Jazz em Agosto regressa ao anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, com os portugueses Red Trio que têm como convidado o saxofonista inglês John Butcher.
Corpo do artigo
Rodrigo Pinheiro (piano), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Gabriel Ferrandini (bateria): são estes os elementos do Red Trio, grupo concebido por Hernâni Faustino e que assenta o trabalho no Jazz e na Música Improvisada.
Com sete discos editados, o primeiro em 2010 (ano em que também se apresentaram no Jazz em Agosto) e o último editado este ano e gravado ao vivo em Munique, o Red Trio tem actuado em vários palcos mundiais voltados para a música improvisada, razão pela qual existem na discografia mais dois álbuns gravados ao vivo: North And The Red Stream (gravado num festival na Lituânia) e Mineral (gravado num festival na Polónia), ambos editados em 2014.
Apresentando-se nesta edição 2015 do Jazz em Agosto na companhia do saxofonista inglês John Butcher, o Red Trio recupera uma colaboração que deu origem ao segundo disco do grupo - Empire - editado em 2011.
Músicos que afinam pelo diapasão do incorformismo e adquiriram ao longo destes cinco anos de existência uma enorme maturidade, os Red Trio consubstanciaram tudo isto num som muito próprio onde a livre improvisação é a trave mestra.
Na quinta feira, o Jazz em Agosto recebe os Lok 3, uma formação dividida entre a Alemanha e o Japão.