Não chega para compensar o que ardeu mas dá uma ajuda. Já começou a plantação de dez mil árvores no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Corpo do artigo
Meio milhão de portugueses aderiu a uma campanha de reciclagem e contribuiu assim para uma iniciativa empresarial que vai permitir reflorestar parte da área ardida do Parque Nacional Peneda Gerês.
A plantação das cerca de dez mil árvores já começou e vai prolongar-se até o final do ano. Ao todo vão ser reflorestados nove hectares de terreno.
Uma área, diz Lagido Domingos, director do Parque Nacional Peneda Gerês, que não dá para compensar os dez mil hectares e o número, ainda não calculado, de árvores ardidas no ano passado.
«A área total ardida rondou os dez mil hectares, mas isto não é tudo área florestal há uma parte grande de mato e vegetação espontânea, que não deixa de ser importante mas que está a regenerar bem, agora a intervenção exterior para florestação é cedo, neste momento, para ter uma estimativa», explicou.
Ainda assim, Lagido Domingos, salienta a importância do projecto e do envolvimento da sociedade civil.
A campanha de reciclagem conseguiu juntar 18 mil euros, agora investidos em árvores autóctones como o carvalho alvarinho.