
O rei de Espanha recebeu hoje alta hospitalar e vai deixar esta manhã a clínica onde entrou há seis dias depois de ser operado a duas hérnias discais, informou o relatório médico lido pelo responsável da instituição.
De acordo com o responsável da clínica La Milagrosa, Gaspar Palet, a alta assinala que o monarca «cumpriu de forma satisfatória todo o processo pós-operatório, pelo que existem hoje condições para lhe dar alta hoje», escreve a agência EFE.
Juan Carlos iniciará agora a segunda fase de recuperação, em casa, de acordo com o «plano de reabilitação estabelecido», conclui a nota, assinada pelo neurocirurgião Manuel de la Torre, responsável pela intervenção cirúrgica, e pelo chefe de serviço médico da Casa do Rei, Miguel Fernández Tapia-Ruano.
A EFE refere que tudo está preparado para que o rei abandone a clínica antes das 14:00, com destino ao Palácio da Zarzuela.
O monarca começa agora um período de dois a seis meses para completar a sua total recuperação, período durante o qual não fará nenhuma viagem, ainda que vá retomar as suas atividades no Palácio, nomeadamente o encontro semanal com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
O chefe de Estado estava hospitalizado desde domingo para a remoção de duas hérnias discais em dois espaços intervertebrais da região lombar da coluna vertebral, uma operação sob anestesia geral que durou cerca de três horas.