O rei de Espanha foi hoje hospitalizado, em Madrid, para ser operado à anca esquerda, após ter sido submetido este ano a duas intervenções na anca direita, na sequência de um acidente durante uma caça ao elefante no Botsuana.
Corpo do artigo
«Hoje sim, vou à faca», disse o monarca aos jornalistas à chegada ao hospital San José, em Madrid.
De acordo com os media, a intervenção deverá prolongar-se entre três e quatro horas. O hospital e a casa real apenas emitirão comunicados após a operação.
Esta é a sexta operação em dois anos a que é submetido o monarca, com 74 anos. No final de abril, Juan Carlos foi sujeito a uma intervenção à anca direita devido a uma luxação.
Esta intervenção seguiu-se à aplicação de uma prótese no hospital de San José em 14 de abril, na mesma anca, após o rei ter sido repatriado de urgência do Botsuana devido a uma fratura, após uma queda num acampamento, durante uma caça ao elefante.
O coro de críticas face a esta dispendiosa viagem, numa Espanha em plena crise económica, levou o rei, no dia em que saiu do hospital, a apresentar desculpas públicas ao país, e num gesto sem precedentes.
Juan Carlos subiu ao trono em 22 de novembro de 1975, dois dias após a morte do ditador Francisco Franco.