O director de Pintura do Museu do Louvre indicou que «o misterioso sorriso de Mona Lisa está extremamente frágil e pode ficar danificado de forma irreversível se viajar até Itália».
Corpo do artigo
Um responsável do Louvre considera que o quadro Mona Lisa não deverá sair deste museu de Paris para um eventual empréstimo para a cidade italiana de Florença devido ao seu «estado de saúde».
«O misterioso sorriso de Mona Lisa está extremamente frágil e pode ficar danificado de forma irreversível se viajar até Itália», afirmou o director de pintura deste museu francês.
Vincent Pomared adiantou ainda não ter recebido oficial das autoridades italianas, mas lembrou que a pintura a óleo sobre madeira de álamo de Leonardo da Vinci precisa de cuidados especiais.
Este director explicou ainda que o quadro necessita de uma vitrina com sistema de climatização sofisticada para evitar variações de temperatura ou humidade, não podendo sofrer qualquer vibração a que uma viagem pode obrigar.
O Comité Nacional para a Valorização de Bens Históricos e Culturais, de Itália, pretende pedir o quadro emprestado no ano em quase assinala o centenário do resgate da obra em Florença.