
O dono de um restaurante na cidade chinesa de Yan'an, na província de Shaanx (centro leste do país) admitiu ter usado sementes de papoila na confecção dos pratos de massa.
Corpo do artigo
De acordo com o jornal Xi'an Evening News, citado pela BBC, o uso das sementes de papoila na confeção da especialidade do restaurante, massas, foi detectado depois de um cliente, poucas horas depois de ter ingerido o prato, ter realizado uma análise de urina de rotina . O resultado revelou a presença de entorpecentes.
Segundo o jornal o cliente em causa, Liu Juyou, que garantiu nunca ter ingerido drogas, suspeitou do restaurante e pediu a alguns familiares para comerem no mesmo local e fazerem análises depois. Os resultados confirmaram as suspeitas.
Depois de apresentada queixa à policia, o dono do restaurante admitiu ás autoridades que tinha comprado 2 Kg de botões de papoila e que triturou as sementes até formar um pó que foi adicionado depois aos pratos de massa.
O proprietário confessou que o objetivo era usar as sementes de papoila como forma de "fidelizar" a sua clientela.
Na China o uso de sementes não processadas de papoilas na confecção de molhos era uma prática comum, mas há anos que foi banida.