As forças de busca e salvamento retomaram a operação para encontrar o homem dado como desaparecido no sábado à tarde, nas serras de Aire e Candeeiros. Um terreno que pode ser perigoso, contou um especialista à TSF.
Corpo do artigo
José Manuel Alho, antigo presidente da Liga de Proteção da Natureza e que também já ocupou o cargo de diretor do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros diz que o local pode ser perigoso para quem não conhece o terreno. Lembra que "o calcário pela sua natureza e evolução cria situações que podem ser de risco . Os algares que são grutas na perpendicular e que disfarçadas pela vegetação podem constituir um risco para pessoas que não conheçam esses locais por onde circulam". José Manuel Alho acrescenta outro risco "associado à exploração económica". Há nessa zona pedreiras abandonadas ," não devidamente acauteladas com vedações", e "uma pessoa que não conheça o terreno pode deparar com um precipício de muitos metros".
"As buscas foram retomadas pelas 08:00 com cerca de 30 operacionais, da GNR, bombeiros, Proteção Civil e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas", explicou a fonte do Comando Territorial de Leiria da GNR à agência Lusa.
Segundo este responsável, o posto de comando está instalado junto ao itinerário complementar 2, ao quilómetro 97,900 sentido sul-norte, em Ataíja de Cima, concelho de Alcobaça, onde se concentra a organização das buscas.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Mário Cerol, adiantou que "a densidade do mato e o declive do terreno são as maiores dificuldades" dos operacionais para encontrar o homem desaparecido, de 62 anos, de Tomar, distrito de Santarém.
O praticante de "geocaching", um jogo tipo 'caça ao tesouro' realizado ao ar livre em que se usa um sistema de navegação por satélite, GPS, para encontrar uma caixa, está desaparecido desde as 15:00 de sábado nas serras de Aire e Candeeiros.
O alerta foi dado pela mulher do "geocacher" que estranhou a demora do marido ao deslocar-se para procurar um determinado ponto, numa mata junto ao itinerário complementar 2.