
Alfred Hitchcock
Direitos Reservados
O documentário foi descoberto na década de 80 mas o filme nunca passou na íntegra. Agora, o Museu de Guerra em Londres anunciou que a fita restaurada vai passar na televisão este ano. É um retrato chocante e comovedor, que impressionou o próprio mestre do suspense.
Quando viu as imagens, Alfred Hitchcock ficou tão horrorizado que se fechou em casa durante uma semana.
Por várias vezes, recusou fazer o filme, até que se deixou convencer por um amigo. As imagens a preto e branco apenas sublinham o horror, as sombras, o lixo, a doença, os corpos esqueléticos, a morte empilhada e paralisada em ossos retorcidos.
[youtube:xI_6oLPC-S0]
As imagens foram recolhidas pelo Exército britânico, durante a libertação do campo de concentração Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, em Abril de 1945.
Os soldados britânicos foram recebidos por presos em agonia, crianças doentes e esfomeadas, mulheres que lhes beijavam as mãos. As imagens são chocantes e ao mesmo tempo poderosas, com a morte derramada pelo chão e valas comuns.
Hitchcock vai narrando as imagens mas, mais do que palavras prefere, muitas vezes, um silêncio gritante de dor e agonia.