A espécie é uma das mais recentes entradas no livro vermelho da União Internacional para a Conservação da Natureza. Um relatório que sublinha também que 25 por cento das espécies de mamíferos correm risco de extinção.
Corpo do artigo
[youtube:F7XkUziFtlc]
A culpa, afirma a União Internacional para a Conservação da Natureza, é da falta de apoio político para manter os habitats dos rinocerontes afastdos do crime organizado, do comércio no mercado negro e da caça ilegal.
Estes animais são vítimas dos caçadores furtivos que os matam para lhes retirar os chifres. Na Ásia, a crença popular é que eles são capazes de combater alguns cancros.
Para além do rinoceronte negro ocidental que foi oficialmente declarado extinto, há outras duas sub-espécies deste animal que estão na lista vermelha é o caso do rinoceronte branco que foi classificada como possivelmente extinto na natureza e também do rinoceronte javanês que habitava no Vietname, mas que já não é visto naquele território desde 2010.
O presidente da Comissão de Sobrevivência das Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza afirma que estas notícias poderiam ter sido outras caso as medidas de conservação sugeridas tivessem sido aplicadas no terreno.
Este documento, a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, sublinha que o rol das espécies em vias de extinção é muito extenso.
A organização dá exemplo de alguns casos emblemáticos. Uma árvore que na China existia em abundância em todo o território mas por culpa da agricultura intensiva corre agora um elevado risco de desaparecer.
Nos mares o destaque vai para o atum, com cinco das oito espécies deste peixe assinaladas como ameaçadas.
E também nos anfíbios, 26 espécies descobertas recentemente estão todas no vermelho.
Apesar das más notícias o relatório termina com uma nota positiva. A União Internacional para a Conservação da Natureza sublinha que nem tudo está a correr mal e que há garantia de que os esforços forem levados a cabo de uma forma atempada, a conservação da Natureza funciona e as espécies podem ser salvas.