Chama-se AlphaDog e está a ser testado pelos militares norte-americanos no apoio a missões de combate na linha da frente.
Corpo do artigo
O AlphaDog está a ser desenvolvido com o intuito de servir de apoio aos militares que estão mais perto da zona de combate. A ideia da empresa que o criou, a BostonDynamics, é que o robô possa carregar material pesado, aliviando assim o esforço exigido às tropas no terreno.
Os primeiros testes com fuzileiros e fora do laboratório começaram agora. No vídeo publicado pelo exército americano pode-se ver o robô de transporte a mover-se autonomamente e a acompanhar de perto os militares.
[youtube:Uc8uBzMKNAQ]
O cenário de guerra é fictício. As imagens foram captadas no Havai. Nas imagens há também um momento em que o AlphaDog é usado para fazer chegar mantimentos e água aos tropas. Um dos pontos em que é evidente que o autómato precisa de melhorias é no ruído. O AlphaDog não ladra, mas ainda faz muito barulho.
O desenvolvimento do AlphaDog já vem sendo feito há alguns anos. No final do ano passado, já depois de ter sido conhecida a parceria entre o exército norte-americano, foi anunciada a compra da BostonDynamics pela Google.