É já em maio, que o festival chega aos Estados Unidos. A expansão para o mercado norte-americano, depois do português e do espanhol, é o passo mais ousado do "Rock in Rio" quando está prestes a completar 30 anos. A TSF entrevistou Roberta Medina sobre a celebração e o novo desafio em 2015.
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Janeiro de 1985. Foi em Jacarepaguá, próximo do Rio de Janeiro, num terreno de 250 mil metros quadrados, que nasceu a primeira cidade do rock.
Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden, mas também grandes nomes brasileiros como Gilberto Gil, Elba Ramalho ou Rita Lee, fizeram parte do primeiro cartaz da história do festival.
A novidade do formato e todos estes nomes juntos num só evento levaram ao Rio de Janeiro perto de um milhão e meio de pessoas.
O empreendedor foi Roberto Medina, pai de Roberta Medina,. A agora vice-presidente do Rock in Rio, que há 30 anos tinha seis, lembra com emoção algumas memórias das primeiras edições e com orgulho o trabalho que desenvolve até hoje.
Primeiro, o Brasil em 1985, depois Portugal a partir de 2004 e Espanha em 2008.
Em 2015, celebra 30 anos de festival e estreia em maio um novo destino, os Estados Unidos.
A cidade escolhida foi Las Vegas, a capital do Estado do Nevada conhecida pelos inúmeros hotéis, casinos e entretenimento.
A dimensão é diferente em tudo e na edição americana vai haver não uma, mas três "Rock Street": uma brasileira, a britânica, que esteve na última edição em Lisboa no ano passado, e uma americana. O restante formato é semelhante ao que existe nas edições nos outros países.
Nos EUA, o Rock in Rio estende-se por dois fins de semana em maio, de 8 a 9 e depois de 15 a 16.
No cartaz há vários nomes já confirmados. Metallica, No Doubt, Linkin Park, Deftones ou Sepultura com Steve Vai, no fim de semana mais pesado.
Nos dias pop no festival vão subir ao palco, entre outros, Taylor Swift, Bruno Mars, Sam Smith, Ed Sheeran, Jessie J, John Legend e a "veterana" Ivete Sangalo.