O festival Rock in Rio terminou, esta madrugada, no Rio de Janeiro, com o concerto dos Guns N'Roses, de Axel Rose, e com o anúncio de uma nova edição em 2013 no Brasil.
Corpo do artigo
Mesmo debaixo de chuva, o músico Axel Rose animou o público brasileiro que o aguardava desde o início da tarde (hora local), quando a maioria chegou para tentar encontrar um bom lugar à frente do palco.
O domingo foi marcado por uma onda de t-shirt's pretas, ao estilo rock n'roll mais pesado da banda de metal System of a Down, a penúltima a apresentar-se no dia, e após alguns dias de apresentações com artistas mais ligados ao mundo pop.
Nesta edição do Rock in Rio , que regressou ao Rio de Janeiro ao fim de dez anos de ausência, passaram pelo palco principal artistas como as brasileiras Ivete Sangalo e Cláudia Leite e a colombiana Shakira.
De destacara também as actuações de nomes como Coldplay, Red Hot Chili Peppers e Stevie Wonder, o músico norte-americano que pôs cem mil pessoas a cantar o "hino" "Garota de Ipanema".
Pelo festival passaram ainda vários artistas portugueses, como Rui Veloso, Buraka Som Sistema e Xutos & Pontapés, que tocaram no domingo ao lado dos Titãs.
Pouco antes do encerramento, os organizadores do evento confirmaram uma próxima edição no Rio de Janeiro para 2013. A edição deverá funcionar como um "esquenta" para a chegada dos Mundial de 2014, que será sediado pelo Brasil.
Em conferência de imprensa, o fundador do festival, Roberto Medina, adiantou que limitará a próxima edição do certame a uma lotação de 85 mil pessoas, o que representará uma redução do público em 15 mil pessoas, em comparação com a lotação máxima permitida este ano.
Até lá, o espaço será utilizado como lazer para os cariocas, segundo adiantou o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Em 2012, o Rock in Rio voltará a Lisboa, ao Parque da Bela Vista.