No final de uma reunião de alto nível na ONU sobre a SIDA, Jorge Sampaio reivindicou mais atenção a tuberculose, «a maior causa de morte das pessoas com HIV».
Corpo do artigo
O Alto Representante da ONU para a Tuberculose considerou que o combate à SIDA passa também pela luta contra a tuberculose e frisou que é preciso dar um «grito alto» para que a tuberculose no meio do combate ao HIV.
No final de uma reunião de alto nível na ONU sobre a SIDA, Jorge Sampaio recordou que «se se ler a resolução e as conclusões» que saíram deste encontro, «vê-se um parágrafo sobre a tuberculose, um parágrafo no meio de dúzias de outros».
«A maior causa de morte das pessoas com HIV é a tuberculose», afirmou o ex-Presidente português, que calcula que a cada minuto três pessoas com SIDA morrem devido à tuberculose, algo que Sampaio entende como sendo «absolutamente inaceitável».
O antigo Presidente português considerou ainda que «se pode salvar um milhão de vidas - e não estou a exagerar - se integrarmos» os serviços de saúde para que quando se faz uma análise ao HIV também se poder fazer logo à tuberculose.