A crise nas relações diplomáticas entre a Rússia e o Ocidente, por causa da Ucrânia, pode chegar ao espaço. Não são os alimentos russos que ameaçam faltar. O envio é que está em causa.
Corpo do artigo
O fornecimento de alimentos para os astronautas da Estação Espacial Internacional pode ser afetado pelas sanções aplicadas à Rússia por causa da crise na Ucrânia.
Citando autoridades da Agência Espacial Europeia, o jornal "The Moscow Times" diz que o envio de alguns alimentos em falta aos astronautas - normalmente feito por meio da estação de lançamento no Cazaquistão, controlada pelos russos - corre o risco de sofrer um impacto devido às sanções.
Com a importação de alimentos da Europa proibida pela Rússia, alguns alimentos enviados pelas famílias dos astronautas, como doces e frutos secos, não podem agora entrar em território russo.
A proibição foi imposta pela União Europeia em retaliação ao comportamento da Rússia na crise no leste da Ucrânia - incluindo a anexação da península da Crimeia pela Federação Russa.
Atualmente, a tripulação da Estação Espacial Internacional é composta por um alemão, dois americanos e dois russos.
No entanto, nem tudo está perdido para estes astronautas. Os produtos podem ser enviados a partir dos Estados Unidos, através das cápsulas Dragon e Cygnus.