
Igreja da Conceição Velha, Lisboa
Direitos Reservados
A Santa Casa da Misericórdia vai investir um milhão de euros no restauro da Igreja da Conceição Velha, em Lisboa. O importante monumento Manuelino tem estado a degradar-se de ano para ano.
Vai ser um dos maiores investimentos das últimas décadas na recuperação de património.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai investir no restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, um dos monumentos, que apesar do terramoto de 1755, se mantém como um dos mais importantes herdeiros do estilo Manuelino na capital.
Joana Ramoa, professora da cadeira de Arte Manuelina do departamento de História da Universidade Nova de Lisboa, contou à TSF que esta igreja «foi mandada contruir pelo rei D. Manuel I, terminada por volta de 1534, e que serviu, apartir desse momento, como sede da Misericórdia que tinha sido instituída pela rainha D. Leonor, irmã de D, Manuel I».
«A igreja ruiu com o terramoto de 1755, o que ficou desse edifício primitivo Manuelino foi o portal e os dois janelões que se encontram hoje na fachada principal, mas que originalmente faziam parte da fachada lateral sul, como acontece no Mosteiro dos Jerónimos», revela.
A igreja, localizada na Rua da Alfândega, no coração da Baixa lisboeta, é considerada por Joana Ramoa como uma «obra de grande qualidade (...) que na época da sua construção era a segunda maior igreja de Lisboa, depois do Mosteiro dos Jerónimos».
As obras na Igreja da Conceição Velha vão arrancar no início de 2014.