
DR
A família que alimentou este sonho teve de tirar a carta de pesados para o transportar.
Corpo do artigo
É inaugurado este sábado em Constância o segundo maior carrilhão itinerante do mundo. A família que alimentou este sonho teve de tirar a carta de pesados para o transportar.
Funciona num camião, tem 63 sinos e pesa 15 toneladas. O segundo maior carrilhão itinerante do mundo é o resultado da ambição de Alberto Elias e das suas duas filhas Ana e Sara, ambas fizeram formação superior neste instrumento na Bélgica.
Ana Elias, admitiu à TSF, que ao longo do processo houve "momentos de desânimo", mas a atribuição do prémio Milénio (no valor de 50 mil euros), o apoio da câmara de Constância e a obtenção de um fundo europeu permitiram que o projeto avançasse. A conta final do investimento do CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (a associação que geriu este processo) ronda os 350 mil euros.
Para conduzir o carrilhão, Ana Elias conta que ela e o pai tiraram "a carta de articulados para podermos ir à Holanda buscar o carrilhão e para agora o levarmos pelo país".
O Lvsitanus (o nome do Carrilhão itinerante) chegou a Portugal no último fim de semana vindo da Holanda e não passou despercebido na fronteira, longe disso. "A receção foi extraordinária. Eu e a minha irmã tocámos o hino nacional a 4 mãos para agradecer às pessoas que se deslocaram à fronteira. Quando chegámos a Constância tínhamos a população a aplaudir frente à Câmara".
A inauguração em Constância está marcada para as 16:00 deste sábado. O programa da festa prolonga-se até segunda-feira.