O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou seis distritos do litoral norte do país em aviso vermelho, devido à agitação marítima.
Corpo do artigo
Os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. Nestas regiões, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ondas com 7 a 8 metros.
Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o IPMA subiu o aviso para laranja, também devido à agitação marítima.
No interior do país, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão em aviso amarelo devido à previsão de neve. Santarém e Évora estão sem avisos.
Para hoje, o IPMA prevê, para o norte e centro, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos mas a aumentar de intensidade ao longo do dia, podendo ser por vezes fortes e de granizo no litoral a norte do Cabo Mondego no final do dia.
As previsões apontam para queda de neve acima dos 400/600 metros, subindo a cota para os 800 metros a partir do final da manhã de hoje, e espera-se uma descida da temperatura para o final do dia.
No sul, a previsão é de períodos de céu muito nublado, diminuindo nebulosidade nas regiões do interior a partir do meio da tarde.
No litoral, poderá haver aguaceiros fracos, mas também queda de neve nos pontos mais altos da serra de São Mamede.
As temperaturas máximas previstas rondam os 12 graus Celsius no Porto, os 13º em Lisboa e os 14º em Faro.