Um autocarro de passageiros, com matrícula espanhola, caiu por uma ravina, esta manhã, no IC8, na saída do Carvalhal. O número de mortos subiu para 11. Os feridos são 32.
Corpo do artigo
Um dos feridos graves morreu no Hospital da Universidade de Coimbra, confirmou o chefe das urgências deste hospital José Guilherme Tralhão, em declarações registadas pela TVI24. No local do acidente faleceram seis homens e quatro mulheres.
Esta manhã, um autocarro de passageiros sofreu um acidente na zona da Sertã. O IC8 está neste momento cortado nos dois sentidos entre o nó do Carvalhal e o nó de Pedrogão Pequeno.
O veículo que seguia no sentido Sertã-Pombal caiu numa ravina.
Rui Esteves, comandante operacional das Operações de Socorro de Castelo Branco, diz que neste autocarro seguiam 42 ocupantes e o motorista. Os passageiros do autocarro, de matrícula espanhola, tinham saído de manhã de Portalegre em direção a Santa Maria da Feira numa excursão.
«Todas as vítimas foram evacuadas, já não se encontra nenhuma no local do sinistro, foram utilizados 98 viaturas de socorro, apoiadas por 268 homens e dois helicópteros, estiveram presentes 36 entidades que permitiram a coordenação rápida, de excelência em relação a este acidente grave», explica.
As vítimas ainda não foram todas identificadas, mas o comandante tem a indicação de que são portuguesas.
No local foi montado um hospital de campanha, com equipas do INEM, que avaliaram a gravidade dos feridos.
Segundo a Protecção Civil, todos as vítimas foram retiradas da zona do acidente cerca das 11:00.
Entretanto a Câmara de Portalegre anunciou que vai instalar, esta tarde, um dispositivo de apoio à vítima para ajudar os familiares atingidos por este desastre que residam na cidade.
Em declarações à TSF, a presidente do município, Maria Adelaide Teixeira, afirma que o concelho está de luto e explica que naquela região é comum as pessoas organizarem-se em excursões em que alugam autocarros aos espanhóis.